Porquê escolher o Judo
Se chegou até aqui é porque tem algum interesse na nossa modalidade.
- Esse interesse é para si? para as suas crianças?
- Porquê escolher o Judo para os seus filhos?
Vou deixar aqui algumas reflexões que fui retirando de algumas publicações com alguns dados estatísticos que o podem ajudar na tomada de decisão.
Em primeiro lugar o Judo foi considerado pelo COI (Comité Olímpico Internacional) e pela UNESCO como o melhor desporto para crianças e jovens dos 4 aos 21. ver texto abaixo
Dados estatísticos recentes demonstram que o Judo melhora o rendimento escolar a autoestima e o autoconceito.
De salientar que os alunos que tem pior sucesso escolar são aqueles que apenas praticam educação física na escola.
Na área da psicologia clínica uma entrevista com a Dra Ana Oliveira (Psicóloga Clínica e Psico-terapeuta) passa-nos alguma informação interessante sobre os benefícios do Judo.
Existem várias modalidades desportivas que os nossos filhos podem praticar… Na sua opinião, qual a principal vantagem na prática do Judo?
O Judo é o equilíbrio entre o exercício da mente e do corpo. Assim se pretende que seja também o desenvolvimento de uma criança ou jovem.
Que aspectos devem ser tomados em consideração quando se escolhe uma modalidade desportiva para os nossos filhos praticarem?
Quando pretende escolher uma modalidade desportiva para o seu filho, importa tomar em consideração alguns aspectos, como sejam (1) o gosto e expectativas do seu filho e também as suas (2) a capacidade de comprometimento com as rotinas da modalidade e (3) a variedade e qualidade dos benefícios associados à prática desse desporto.
Genericamente, quais são os benefícios da prática do Judo no Desenvolvimento Infantil?
Em traços gerais, o Judo permite desenvolver:
– Do ponto de vista Psicomotor (a coordenação motora; o fortalecimento muscular; o aperfeiçoamento dos reflexos; o equilíbrio e a noção corporal);
– Do ponto de vista Psicológico (a autoestima; o autoconceito; o equilíbrio mental; o autocontrolo e a cognição);
– Do ponto de vista Social (a disciplina; o respeito; a moral; a assertividade e o trabalho em equipa).
Poderá o Judo ajudar uma criança ou jovem que apresente algum tipo de dificuldade no seu dia-a-dia?
O Judo poderá ser indicado para crianças que apresentem dificuldades no controlo dos impulsos, agitação motora, problemas no cumprimento de regras, timidez, dificuldade em fazer amigos, baixa autoconfiança, problemas de concentração/atenção, agressividade, problemas de comportamento, entre outros. Deve sempre aconselhar-se com um profissional.
A partir de que idade considera aconselhado o início da prática de Judo?
– Do ponto de vista da modalidade, e segundo a opinião de alguns treinadores, o Judo poderá iniciar-se por volta dos 4 anos de idade. A decisão de iniciar antes desta idade (aos 3 anos) poderá passar por perceber como funciona a Escola ou Clube onde pretende inscrever o seu filho e inteirar-se das condições e do tipo de actividades desenvolvidas nesse contexto com as crianças desta idade.
– Do ponto de vista psicológico, os 3/4 anos são idades que se prestam ao início do desenvolvimento de opiniões e formação base de competências pessoais e sociais, portanto, a prática de Judo é altamente recomendada também para o bem-estar psicológico.
" UNESCO declaró el Judo como mejor deporte formativo para niños y jóvenes - UNESCO declaró el Judo como mejor deporte formativo para niños y jóvenes, El Judo es camino de la flexibilidad, de la adaptabilidad, también llamado camino de la suavidad; fue fundado por Dr. en medicina Jigoro Kanō en 1882. El sensei Kano recopiló la esencia técnica de 2 de las antiguas escuelas de jujitsu, estas fueron la Tenjin Shin’yō-ryū, y la Kitō-ryū que se basaban en la lucha cuerpo a cuerpo y que eran practicadas por los antiguos guerreros feudales o samurái en el campo de batalla, hasta el inicio del siglo XIX en el Japón y fundirlas en una sola, el Judo, dentro de su escuela el Kodokan.
La UNESCO declaró el Judo como el mejor deporte inicial formativo para niños y jóvenes de 4 a 21 años, ya que permite una educación física integral, potenciando, por medio del conocimiento de este deporte, todas sus posibilidades psicomotrices (ubicación espacial, perspectiva, ambiextrismo, lateralidad, lanzar, halar, empujar, arrastrarse, saltar, rodar, caer, coordinación conjunta e independiente de ambas manos y pies, etc.) y de relación con las demás personas, haciendo uso del juego y la lucha como elemento integrador-dinamizador e introduciendo la iniciación técnico- táctico deportiva de forma adaptada; además de buscar un acondicionamiento físico general, idóneo. Asimismo el COI (Comité Olímpico Internacional) lo considera el deporte más completo y que promueve valores como la amistad, la participación, el respeto y el esfuerzo por mejorar. Es tarea constante del “Equipo GEsport” analizar al deportista de manera integral, por lo que consideramos un articulo muy interesante para aquellas familias que apuestan al deporte como filosofía de vida, y sobre todo en estos tiempos tan complicados para nuestra sociedad infantojuvenil. Sin descartar el interés de este arte como complemento ideal de cualquier otro deporte para lograr una mejora continua. "
Espero ter contribuído com mais alguma informação.