
Judo Construções Norte-Sul


História
O Centro de Cultura e Desporto das Construções Norte Sul (CCD-CNS) localizado próximo de Almada foi fundado no dia 22 de Dezembro de 1988, completando este ano de 2014, mais de 25 anos de existência.
A sua fundação deveu-se à vontade de difundir a prática desportiva do Judo no Concelho de Almada, através de um clube em que a sua principal vocação seria esta modalidade.
Este era e continua a ser o principal objetivo dos fundadores. Que sempre contou, desde a sua fundação com a ajuda do Sr. Eng. Libório Temporão, a experiência do Mestre Vítor Caetano para a classe de iniciados, com a iniciativa de Mariana Contreiras e Hugo Viegas e Diogo Fernandes na pré-competição e competição.
O CCD-CNS, vulgarmente conhecido por Clube Construções Norte-Sul, nome da empresa presidida pelo Eng. Libório Temporão – um dos fundadores do clube que sempre se assumiu como o principal patrocinador do mesmo, contamos ainda com o apoio da Camâra Municipal de Almada e das juntas de Freguesia do Laranjeiro e do Feijó.
O Clube dispõe de um Dojo com 160m2, o que representa uma excelente área para a pratica da modalidade.


O Judo nasceu no Japão, em 1882, criado pelo mestre Jigoro Kano, um rapaz magro e de baixa estatura, mas com um espírito forte e lutador, que pretendia fortalecer o corpo através da actividade física. Decidiu então começar a praticar ju-jitsu. Durante vários anos treinou e estudou muito sobre esta matéria.
Mais tarde fez uma selecção das melhores técnicas de ju-jitsu, escolhendo as mais eficazes e eliminando as técnicas perigosas, juntou com todo o conhecimento que adquiriu e desenvolveu uma nova modalidade, que tinha como objectivo fortalecer o corpo, a mente, o espírito e desenvolver técnicas de defesa pessoal.
A esta nova modalidade o mestre Jigoro Kano decidiu chamar JUDO, que significa “caminho da suavidade”, uma vez que se baseava na ideia de alcançar a máxima eficácia com o mínimo esforço, sem utilizar a violência e respeitando sempre o adversário.
O judo é praticado sobre tapetes, denominados tatamis, que no seu conjunto formam o dojo, usando um kimono, que recebeu o nome de judogui.
Jigoro Kano criou então o Kodokan, a sua primeira escola de Judo.